• Facebook Page: 100000238138589&ref=ts
  • Twitter: ifscgaspar

acesso informacao

Reitor eleito será convidado a participar de Comitê de Gestão de Crises PDF Imprimir E-mail

Nesta segunda-feira (18), o Comitê de Gestão de Crises do IFSC decidiu convidar o reitor eleito, Maurício Gariba Júnior, para participar das reuniões. A presença do professor será, principalmente, para tratar das pautas relacionadas à crise institucional gerada pela nomeação de um reitor pro tempore. Outros pontos de pauta da reunião desta semana foram a apresentação das ações de comunicação do IFSC diante da pandemia e a ideia de realizar uma campanha de arrecadação de tablets e celulares para os estudantes que necessitam de equipamentos para realizarem suas atividades não presenciais, a exemplo do que já fez o Câmpus Gaspar.




A participação do reitor eleito na Comitê tinha sido um ponto de pauta sugerido pelo diretor-geral do Câmpus Tubarão, Henri Carlo Belan, na reunião da semana passada. A maioria dos integrantes do Comitê foi favorável à presença do professor Gariba nas reuniões para colaborar em assuntos que envolvam a questão da nomeação da nova equipe de gestão.

Ações de Comunicação

No início da reunião, o diretor de Comunicação do IFSC, Rafael Xavier dos Passos, apresentou as ações que o IFSC vem fazendo desde o início do distanciamento social. A página específica para divulgar informações do IFSC voltadas à pandemia, o Blog do IFSC, o Podcast Ciência para seus ouvidos e o envio da newsletter específica para servidores (Link Digital) foram alguns pontos destacados pelo diretor. A Diretoria de Comunicação (Dircom) também lançou as campanhas #IFSCemcasa e “Separados e mais juntos” como forma de manter a instituição conectada com seus públicos.

A Dircom irá contribuir agora com a elaboração e divulgação do plano de retomada das atividades presenciais, que será apreciado pelo Colégio de Dirigentes (Codir) em reunião nesta sexta-feira (22). A diretoria ainda aprovou dois projetos na Chamada EPE Covid-19, uma chamada interna de apoio a projetos de ensino, pesquisa e extensão para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus. Além do podcast que já vem sendo feito, será lançado em breve o projeto IFSC Verifica, uma iniciativa de checagem de informações que terá com objetivo combater a desinformação relacionada à pandemia com especialistas, prioritariamente, do IFSC.

Outros pontos

Durante a reunião, a partir de uma campanha de arrecadação de celulares usados feita pelo Câmpus Gaspar, o Comitê decidiu avaliar a ampliação da ideia para os demais câmpus. A proposta é verificar a possibilidade de arrecadação de celulares e tablets para doar a alunos que não dispõem de equipamentos e precisam deles para acompanharem as atividades não presenciais.

O reitor pro tempore, André Dala Possa, comentou também sobre a reunião realizada com a Secretaria Estadual de Educação (SED), em 12 de maio. Para planejamento da retomada integral das atividades presenciais, os cenários possíveis que estão sendo trabalhados pela SED - e estão sendo considerados pelo IFSC - é um otimista (curto prazo), entre 31 de maio e 1º de agosto de 2020; um realista (médio prazo), de agosto a dezembro de 2020; e um pessimista (longo prazo), com retorno só em 2021.

Um plano para a retomada gradual das atividades acadêmicas e administrativas presenciais no IFSC começou a ser discutido na reunião ampliada do Codir da semana passada. O Codir está trabalhando com Câmaras Temáticas por área: Planejamento, Orçamento, Infraestrutura e TIC; Gestão de Pessoas; Relações Externas e Eventos; e Assuntos Acadêmicos. Nesta sexta-feira, em nova reunião do Codir, a proposta de plano será ponto de pauta novamente.

O reitor pro tempore também esclareceu sobre a participação de integrantes da área da saúde no Comitê, conforme divulgado na semana passada. Os profissionais de saúde deverão ser membros permanentes do Comitê, mas não necessariamente serão as mesmas pessoas a participar de todas as reuniões.

O Comitê de Gestão de Crises do IFSC voltará a se reunir na próxima semana.

Por Marcela Lin | Jornalista do IFSC

 

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.