Colegiado e direção do Câmpus emitem nota de repúdio a atos de discriminação ideológica PDF Imprimir E-mail

Nesta sexta-feira (15), o colegiado e a direção do Câmpus Gaspar emitiram nota de repúdio a atos de discriminação ideológica que se seguiram após a realização da assembleia virtual, realizada no dia 12, em que alunos e servidores puderam se manifestar favoráveis ou contrários à suspensão das atividades não presenciais.

Confira abaixo a nota:

Nota de repúdio do colegiado e da direção do Câmpus Gaspar a atos de discriminação ideológica

O colegiado do Câmpus Gaspar do IFSC, representando a comunidade escolar, vem, por meio desta nota, indicar a profunda preocupação e o repúdio a atos de discriminação ideológica que se seguiram à realização da assembleia geral virtual realizada no dia 12 de maio, terça-feira passada.

Em uma assembleia é esperado que sejam apresentadas diferentes opiniões  e que estas divirjam eventualmente o que enriquece e promove o debate.

É princípio básico desta instituição o respeito às singularidades, à liberdade de expressão e o debate respeitoso e aberto sobre temáticas contemporâneas que envolvam a comunidade escolar como um todo, o que inclui a temática da última assembleia na qual discutimos a suspensão temporária das atividades não presenciais desenvolvidas pelo IFSC – Câmpus Gaspar durante o período da pandemia em virtude do Covid-19.

Dentre os valores que orientam nossas ações e fazer pedagógico, conforme o PDI institucional, estão: a Democracia - pautada pelos princípios de liberdade, participação, corresponsabilidade e respeito à coletividade; a Equidade - pautada pelos princípios de justiça e igualdade nas relações sociais; a Ética, pautada por princípios de transparência, justiça social e solidariedade e, fundamentalmente, o Respeito - pautado pela importância do diálogo no desenvolvimento das relações interpessoais. Dessa forma, ações que firam esses valores, independentemente do segmento da comunidade acadêmica atingido, que sejam desrespeitosas e/ou envolvam bullying, na dimensão presencial ou virtual, serão sempre combatidas e devidamente apuradas.

Lembramos a todos e todas a importância da serenidade, empatia e respeito mútuo não apenas no momento que vivemos, mas em todas as situações da vida.

Gaspar, 15 de maio de 2020

Colegiado IFSC – Câmpus Gaspar