Trabalhos do IFSC são premiados na Feira Municipal de Matemática de Gaspar PDF Imprimir E-mail

Três trabalhos do Câmpus foram premiados na II Feira Municipal de Matemática de Gaspar e indicados para participar da Feira Regional de Matemática, que será realizada no dia 17 de agosto em Ilhota. A Feira Municipal foi realizada no último dia 15 e contou com a participação de mais de 50 trabalhos da Educação Infantil até o Ensino Superior de instituições públicas e privadas do município. Do Câmpus Gaspar os trabalhos premiados foram: "Medindo o IFSC Câmpus Gaspar", desenvolvido com alunos dos cursos de Ensino Médio Técnico em Química e Informática pelo professor Robson Raulino Rautenberg, "A programação do cálculo de determinantes" desenvolvido com alunos do curso de Ensino Médio Técnico em Informática pela professora Vanessa Oechsler e "A Matemática da blusa feminina", desenvolvido com alunos do curso superior de Tecnologia em Design de Moda pela professora Vanessa Oechsler.

"A participação dos alunos em eventos desse tipo é muito importante, para que possam conhecer outras aplicações para a Matemática e exponham os trabalhos feitos por suas turmas no próprio IFSC. É um momento valioso de socialização de trabalhos de Matemática", destaca a professora Vanessa Oechsler.

O trabalho "Medindo o IFSC Câmpus Gaspar" foi desenvolvido com os alunos da segunda fase dos cursos de Ensino Médio técnico em Informática e Química e envolveu os conteúdos de trigonometria, geometria plana e espacial. O trabalho se baseou em utilizar os conteúdos de trigonometria e geometria aprendidos em sala de aula e aplicá-los na prática, encontrando medidas de distâncias, calculando áreas e descobrindo alturas de construções dentro do Câmpus.

A pesquisa "A programação do cálculo de determinantes" trabalhou com os alunos da terceira fase do Ensino Médio Técnico em Informática a aplicação do cálculo de determinante para a programação. Já no trabalho "A Matemática da blusa feminina", os alunos do curso superior de Design de Moda tiveram o desafio de testar dois cálculos diferentes para confeccionar uma peça de roupa feminina e verificar qual deles se ajustava melhor ao corpo feminino.