Projeto promove pausas para leitura no Câmpus PDF Imprimir E-mail

Que tal parar tudo o que você está fazendo para ter 15 minutos para ler? No Câmpus Gaspar, essas pausas literárias são realizadas semanalmente. Elas fazem parte do “Projeto 15 minutos: fortalecer a formação humana com mais leitura” coordenado pela professora Giane de Carvalho e que envolve alunos dos cursos técnicos integrados. A primeira “pausa” foi realizada na última segunda-feira (12), das 9h35 às 9h50.

Nessas atividades, cada aluno pode escolher ler textos referentes aos temas de aula ou gêneros de leitura variados como poesias, piadas, contos, literatura, histórias em quadrinhos e artigos. A proposta é incentivar a leitura, despertar o interesse dos alunos pelos materiais da biblioteca assim como aprimorar o vocabulário e a escrita dos estudantes. “A primeira pausa que fizemos foi muito legal, tanto professores quanto alunos disseram que não queriam parar de ler ao final dos 15 minutos. Contamos também com o apoio de servidores da biblioteca que disponibilizaram exemplares de livros do acervo nos corredores do Câmpus. Um sonho que eu tenho é o de envolver também na leitura os funcionários terceirizados que prestam serviço no Câmpus”, comenta a coordenadora.

Estão previstas ainda outras quatro “pausas” que serão realizadas nos dias 20 e 28 de março e dias 14 e 20 de abril. Na última edição, a proposta é que os alunos leiam o jornal que está sendo produzido pelo grêmio estudantil do Câmpus.

Por Beatrice Gonçalves / Jornalismo IFSC