Professora participa de capacitação na universidade de Michigan PDF Imprimir E-mail

A professora do Câmpus Gaspar Rubia Mara Bragagnollo foi uma das 17 selecionadas para o Programa de Desenvolvimento de Professores de Inglês (PDPI) voltado para professores da rede pública de Santa Catarina e promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a Fulbright. Durante os meses de janeiro e fevereiro, ela participou de aulas de “Metodologia para o ensino de línguas”, “Cultura e história dos EUA” e “Aperfeiçoamento de habilidades orais na língua inglesa” na Michigan State University (MSU) nos Estados Unidos.

Rubia foi selecionada por conta de um exame de proficiência em Inglês e foi a única representante do IFSC nesta edição do Programa. “Houve muita troca de experiências e ideias com os professores participantes do curso bem como aprendizagem sobre diversos temas como uso de tecnologia em sala de aula, formas de avaliação e planejamento de aulas. O curso contou ainda com passeios e viagens de cunho cultural, oportunidades de vivência e interação com estadunidenses e estrangeiros.”

A proposta da professora é aplicar em sala de aula dos Câmpus Gaspar parte do que foi estudado nos Estados Unidos. “Já estou tentando incluir nas aulas recursos tecnológicos diversificados, atividades dinâmicas, formas de avaliação diferenciadas, traçando objetivos específicos para cada aula e atividade, temas que foram trabalhados na disciplina de metodologia de ensino. O conteúdo das aulas de cultura e história dos EUA também foram muito relevantes porque se permitiu que nós pudéssemos conhecer melhor aspectos como o sistema eleitoral norte-americano. Estou tentando organizar também um workshop para professores do Câmpus, principalmente, para mostrar dicas de aplicativos e outros recursos a que fomos apresentados durante o curso.”