Professora tem artigo premiado em evento internacional PDF Imprimir E-mail

A professora Vanessa Dagnoni Mondini, do Câmpus Gaspar, recebeu o prêmio de melhor artigo científico sobre pesquisa na área de educação e aprendizagem no 48ª Conferência anual da Decision Sciences Institute 2017, realizada em Washington nos Estados Unidos no mês de novembro. Vanessa apresentou parte de sua pesquisa de doutorado em Ciências Contábeis em que estudou a relação entre o uso da tecnologia e a retenção de alunos em cursos on-line do IFSC.

“A pesquisa foi realizada com 231 alunos de cursos livres, oferecidos na modalidade on-line, pelo IFSC. Os resultados revelam que a intenção do aluno continuar o curso on-line é influenciada pela expectativa de desempenho, ou seja, pelo grau em que o indivíduo acredita que o uso do sistema lhe trará ganhos de performance na atividade. Pela qualidade da informação como a importância, relevância, precisão, atualidade e clareza do conteúdo disponibilizado no sistema, e pela motivação hedônica que está relacionada à percepção de que o ambiente on-line é agradável e prazeroso de navegar. Este estudo é relevante por indicar às instituições de ensino, quais as necessidades dos alunos de cursos on-line, o que contribui para a sua permanência e o retorno sobre os investimentos efetuados. Contribui também, para ampliar o número ainda inexpressivo de estudos que analisam o problema da baixa retenção de alunos em cursos on-line. Ao identificar os elementos que interferem na retenção dos alunos nesta modalidade de curso, colabora-se para a evolução do sistema de ensino e desenvolvimento socioeconômico do país”, explica a professora.

O artigo foi escrito em coautoria com os pesquisadores Jorge Eduardo Scarpin, da Concordia College, e Márcia Regina Santiago Scarpin, da Indiana University.