Câmpus Gaspar é um das instituições do estado que mais aprova no vestibular PDF Imprimir E-mail

Na lista de aprovados do vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deste ano, estão 16 estudantes do Câmpus Gaspar do IFSC. De um total de 40 inscritos, o índice de aprovação foi de 40%, o que faz com que a unidade esteja entre as três instituições com mais de 20 inscritos com maiores aprovações em todo o estado, considerando tanto instituições públicas quanto privadas. Assim como Gaspar, os câmpus de Jaraguá do Sul e Florianópolis do IFSC completam a lista das três unidades com maiores aprovações dentre as escolas com mais de 20 inscritos. Além dos resultados pelas aprovações, a  terceira maior nota na prova entre os estudantes oriundos de escolas públicas aprovados no vestibular é de um aluno do câmpus Criciúma do IFSC. Júlio Padilha foi aprovado no curso de Medicina.

“Esse resultado é sempre um motivo de muita alegria para todos nós, apesar da preparação para o vestibular não ser o foco do IFSC. É muito importante ver que em consequência do processo formativo que nós realizamos, os alunos têm um aproveitamento tão bom nas provas dos vestibulares, principalmente, quando se pensa em universidades públicas. Isso deixa claro que o aluno ao completar o Ensino Médio Técnico no IFSC ele tem como objetivo continuar trabalhando para a elevação de sua escolaridade. O que nós temos observado é que a maioria dos formandos do curso de Ensino Médio Técnico se mantém na área e isso contribui para a qualificação desses eixos tecnológicos. Muitos egressos do técnico em Química fizeram vestibular para a área de Química. Já no caso dos cursos técnicos em Vestuário e Informática, o que nós observamos é que muitos egressos optam por continuar estudando no próprio IFSC nos cursos superiores ofertados”, avalia a diretora-geral do Câmpus Gaspar do IFSC, Ana Paula Kuczmynda da Silveira.

Morgana da Rocha, formanda do Ensino Médio Técnico em Química do Câmpus Gaspar, é uma das aprovadas no curso de licenciatura em Química da UFSC. “O IFSC me deu uma base muito boa não só na área técnica. Quando eu comecei o curso técnico foi um baque para mim, foi difícil, mas eu não desisti. Este ano fiz estágio em microbiologia e tive a certeza que queria continuar na área. No final do semestre, mesmo quando os professores já tinham terminado de dar os conteúdos, eles nos ajudaram a revisar o que havíamos estudado e isso foi muito importante para a prova do vestibular.”

O também formando do Ensino Médio Técnico em Química Vinícius Bosignari comemora a aprovação no curso de História da UFSC e da Udesc. “O IFSC me ensinou a aprender a como estudar e eu vejo que o fato de ter professores com mestrado e doutorado serviu para mim como uma forma de estímulo. Eu fiz o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) preparatório para o Enem, que foi ofertado pelo Câmpus, e foi muito bom para mim, principalmente, para que eu me preparasse para a prova de redação.”

Confira a lista de aprovados do Câmpus Gaspar:

Ciências Sociais – bacharelado/ licenciatura – câmpus Florianópolis
Guilherme Zimmermann