Câmpus comemora cinco anos de formatura da primeira turma do técnico em Administração PDF Imprimir E-mail

O ano de 2017 marca um momento muito especial para o curso técnico subsequente em Administração do Câmpus Gaspar. É quando se comemora cinco anos da formatura da primeira turma. Para celebrar a data, foi realizada nesta quarta-feira (22) uma cerimônia que contou com a participação de alunos e egressos do curso. “Nós começamos a pensar no técnico em Administração em 2010 quando ofertávamos apenas cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) nesta área. A primeira turma entrou em 2011 e hoje já contamos com mais de 130 formandos”, explica a chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) do Câmpus Gaspar, Gláucia Tenfen.

Durante a cerimônia, os egressos foram convidados a falar da experiência de terem feito o curso. Edionei Ferrari, da primeira turma, citou o quanto o curso contribuiu para o seu crescimento profissional. “Hoje eu sou técnico em desenvolvimento de processos na empresa onde trabalho e muito do que conquistei foi a partir dos cursos que eu fiz. Eu aprendi muito no IFSC e tenho um carinho muito grande pela instituição. Sempre que eu posso eu venho falar porque é uma forma de retribuir.”

Egressa da turma de 2015, Rose Fernandes de Souza é hoje servidora do IFSC e aluna do curso superior de Processos Gerenciais do Câmpus Gaspar. “Eu falo que o IFSC é um divisor de águas na minha vida. Ele devolveu a minha dignidade. Eu fiz concurso no IFSC e hoje sou assistente de alunos.”

Muitos egressos falaram também de como o curso contribuiu para que eles voltassem a estudar. “Eu estava fora da escola há sete anos e foi através do curso que eu voltei a estudar. Hoje trabalho na administração de uma lotérica”, explica a egressa Adriane Amaral.

Novas oportunidades

Durante a cerimônia, teve ainda palestra sobre empreendedorismo com representantes de empresas incubadas no Instituto Gene de Blumenau. “A mortalidade de micro e pequenas empresas no Brasil ainda é muito alta e pesquisas mostram que isso costuma acontecer por falta de experiência ou mesmo de conhecimento de mercado. Quando estamos incubados temos todo um ecossistema que nos ajuda a pensar no negócio e a se planejar a curto, médio e longo prazo”, explica Adair de Souza, um dos proprietários da Need TI, empresa incubada.

Nos últimos 10 anos, mais de 200 empresas já passaram pelo Instituto Gene.“São publicados dois editais por ano para selecionar empresas para serem incubadas. Há três modelos diferentes: o de pré-incubação, incubação residente e incubação virtual. Cada empresa pode ficar até três anos incubada podendo ser prorrogável por mais dois anos. As empresas incubadas contam como uma série de benefícios como assessoria técnica, treinamentos e infraestrutura”, explica Kauê de Jesus, proprietário da UoouSolutions, empresa incubada.

Por Beatrice Gonçalves / Jornalismo IFSC