Professora lança livro “Matemática com Arte: sugestões de atividades interdisciplinares” PDF Imprimir E-mail

A proposta de pensar em atividades que possam unir a Arte à Matemática motivou as professoras Vanessa Oechsler, do Câmpus Gaspar do IFSC, Júlia Wrobel, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e a professora aposentada Clarissa Trojack a escreverem o livro “Matemática com Arte: sugestões de atividades interdisciplinares”. A publicação, que traz propostas de atividades para aplicação em sala de aula, foi lançada no último dia 5 no VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática em Canoas (RS) pela editora Appris. “É um livro descomplicado, com atividades simples e que fascinam. Tem-se a pretensão de mostrar atividades que toquem o coração dos alunos, que desmitifiquem a dureza e abstração da Matemática e, principalmente, que sejam motivadoras e de grande contribuição para as salas de aula brasileiras”, explica Vanessa Oeschsler.

A professora do Câmpus Gaspar é autora de dois capítulos do livro em que ela relata a experiência nas aulas dos cursos técnicos em Vestuário e Modelagem do Vestuário em que a partir da Matemática foram feitas roupas para bonecas, origamis, construção de polígonos e poligramas, a isometria nos bordados e produzidos vídeos. “Nos dois capítulos que escrevi “Construção de roupas de boneca e geometria” e “A arte de vestir fractais” relato atividades em que discutimos geometria na construção de moldes de roupas para bonecas e estudamos números complexos na construção de fractais, que são estruturas geométricas geradas a partir de números complexos, para estampas de roupas.”

Por Beatrice Gonçalves / Jornalismo IFSC