Professoras e alunas desenvolvem jogos para aprendizagem de línguas estrangeiras PDF Imprimir E-mail

No jogo Passaporte, é preciso testar os conhecimentos em inglês, espanhol, geografia e em questões culturais e históricas. O jogador sai do Alasca, precisa passar pelo Canadá e pelos Estados Unidos, atravessa a América Latina até chegar no Brasil, mais especificamente, em Gaspar. Durante o percurso, responde perguntas em inglês e espanhol sobre os lugares visitados. O material é um dos produtos do projeto de pesquisa “Jogos didáticos na aprendizagem de língua estrangeira para fins específicos” do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic–EM) 2016-2017, coordenado pelas professoras Luiziane Rosa e Rubia Bragagnollo do Câmpus Gaspar. “Muitos estudantes costumam nos procurar para falar de jogos ou mesmo de aplicativos que eles utilizam para praticar os idiomas e a partir desse interesse começamos a pensar em jogos para as aulas”, afirma Luiziane Rosa.

Foram criados ainda os jogos “Who am I?” e “Quien soy yo?” em que o jogador retira cartas com características físicas sobre personalidades conhecidas e precisa descobrir a quem elas se referem. “Os jogos foram aplicados com turmas do 1º e do 3º módulo dos cursos técnicos integrados e os resultados foram bastante positivos. Com os materiais, nós conseguimos fazer com que os alunos praticassem mais o idioma e a pronúncia das palavras. O que é muito difícil de ser feito quando se tem turmas muito grandes”, explica a professora Rubia Bragagnollo.

O projeto também conta com o apoio das bolsistas Leila Sofia e Maria Eduarda Martins, do técnico integrado em Química, e Sarah Camargo, do técnico integrado em Informática.

Por Beatrice Gonçalves/ Jornalismo IFSC