• Facebook Page: 100000238138589&ref=ts
  • Twitter: ifscgaspar

acesso informacao

Inicio
Câmpus Gaspar conquista três prêmios no Sepei

Dos 24 trabalhos premiados no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) do IFSC, realizado em Chapecó de 30 de julho a 1º de agosto, três deles são do Câmpus Gaspar. Dois trabalhos são referentes a pesquisas sobre a imigração haitiana no Médio Vale do Itajaí e um deles é sobre uma pesquisa realizada em Portugal.

Leia mais...
 
Câmpus divulga horário da prova de títulos e entrevista para profissional especializado em atendimento à pessoa com deficiência

A direção do Câmpus divulga a lista de candidatos inscritos para o processo seletivo nº 23/2019 para profissional de nível superior especializado em atendimento à pessoa com deficiência.

 

Leia mais...
 
Cissp e brigada de incêndio promovem capacitação

No último dia 26, a Cissp e a brigada de incêndio do Câmpus Gaspar promoveram uma capacitação em “Boas práticas em caso de incêndio”, que foi ministrada pelos professores Daniel Monteiro e Márcio Watanabe. A proposta era sensibilizar servidores e colaboradores sobre a importância das boas práticas na prevenção de sinistros bem como a apresentação e discussão de pontos da Norma Regulamentadora NR 23. Durante a capacitação, os participantes puderam entender os diferentes métodos de extinção do fogo, tipos de extintores e suas aplicações. No final da capacitação, os servidores e colaboradores tiveram a oportunidade de colocar em prática o manuseio dos dois principais tipos de extintores de incêndio.

Leia mais...
 
Câmpus Gaspar apresenta no Sepei pesquisas sobre a participação das mulheres negras na música e na ciência

Nos intervalos culturais que são feitos no Câmpus Gaspar, os alunos podem escolher as músicas que querem ouvir e o que chamou a atenção da aluna do técnico integrado Sabrina Moura é que poucas músicas eram de mulheres negras. O que motivou ela e as alunas Camila Franco e Larissa Bressanini a realizarem uma pesquisa com os alunos e o resultado é que poucos sabiam identificar cantoras brasileiras negras. Outra pesquisa que vêm sendo realizada no Câmpus é sobre a inviabilização da mulher negra no meio científico brasileiro, em que apenas 0,4% dos professores do magistério superior do Brasil são mulheres negras. Os dois trabalhos fazem parte das pesquisas realizadas no âmbito do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Câmpus Gaspar e que serão apresentadas no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei), de 30 de julho a 1º de agosto em Chapecó.

Leia mais...
 
IFSC contrata profissional especializado em atendimento à pessoa com deficiência

O IFSC está contratando profissional de nível superior especializado em atendimento à pessoa com deficiência. Há uma vaga para contratação no Câmpus Gaspar e cadastro de reserva para os câmpus de Araranguá, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul – Rau, Lages, Palhoça Bilíngue, São Carlos, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê.

Leia mais...
 
Câmpus Gaspar leva para o Sepei pesquisas realizadas sobre a imigração haitiana no Médio Vale do Itajaí

A partir das aulas de “Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros”, o Câmpus Gaspar levantou uma série de demandas dos imigrantes haitianos que vivem no Médio Vale do Itajaí. A primeira delas é que as aulas tinham que seguir uma metodologia própria, que atendesse as especificidades da população, e nesse processo era preciso também capacitar os profissionais da educação básica. Observou-se ainda que os imigrantes tinham dificuldades em se comunicar nos postos de saúde e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Para ajudá-los, alunos e servidores do Câmpus Gaspar têm se dedicado a produzir materiais de apoio como vídeos, placas e folders em três idiomas, que serão disponibilizados nos postos de saúde, e um aplicativo com perguntas e respostas, que poderá ser baixado no celular quando eles precisarem de atendimento no CRAS. Esses trabalhos serão apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei), que será realizado de 30 de julho a 1º de agosto em Chapecó.

 

Leia mais...
 
Câmpus Gaspar cria grupo de foguetes e participa de competição internacional

Professores de Física, Informática, Química e Biologia e alunos dos técnicos integrados do Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) estão trabalhando no desenvolvimento de minifoguetes, motores, sistemas aviônicos, bases de lançamento e combustíveis. Eles criaram o Grupo de Foguetes do IFSC Gaspar (GFIG) e irão participar do Latin American Space Challenge, evento internacional que reunirá equipes de cinco países e será realizado em Tatuí (SP), de 09 a 11 de agosto. Nessa competição, a equipe pretende lançar um minifoguete de alta potência a mais de um quilômetro tendo a bordo um experimento com leveduras para avaliar seu comportamento. “Para atingir essa altura, o foguete alcançará uma pressão atmosférica 15 a 16 vezes mais forte do que a aceleração da gravidade. Essa é uma pressão que o ser humano não suporta”, explica o professor de Física do Câmpus Gaspar Maurício Justino.

Leia mais...
 
Câmpus Gaspar está com 15 vagas remanescentes abertas para cursos técnicos

O Câmpus Gaspar está com 15 vagas remanescentes abertas para os cursos técnicos, sendo sete para o técnico concomitante em Modelagem do Vestuário, duas para o técnico integrado em Informática e seis para o técnico integrado em Química. Os interessados devem comparecer ao Câmpus, entre 22 de julho e 2 de agosto, ou enviar procurador, e no ato da manifestação de interesse apresentar toda a documentação necessária à matrícula, conforme descrito no edital. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.


 

Leia mais...
 
Evento tematiza o futuro do trabalho e traz empreendedorismo e inovação para a pauta

O Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes de Chapecó será sede da 8ª edição do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei). O evento configura-se no principal espaço de circulação de ciência do IFSC, com apresentação de resultados das práticas da educação profissional. Com a temática “Mundo digital e futuro do trabalho”, o Sepei recebeu 1.809 pedidos de inscrição e 625 trabalhos submetidos, que serão compartilhados via apresentação oral ou pôster. Na programação ainda constam atrações como o 2º Workshop de Empreendedorismo Júnior e a final do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2019, com a disputa entre as 15 equipes finalistas.

Leia mais...
 
IFSC divulga resultado de cursos de qualificação e de idiomas

Já está disponível no Sistema de Resultados do IFSC o resultado do sorteio público de seleção para cursos de qualificação profissional e idiomas para o segundo semestre de 2019.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.