• Facebook Page: 100000238138589&ref=ts
  • Twitter: ifscgaspar

acesso informacao

Inicio
Projeto lança documentário sobre a vida de imigrantes haitianos no Brasil

A maior parte dos imigrantes haitianos que chegam ao Brasil são homens, em sua maioria na faixa entre 20 e 34 anos, e com curso superior. No Brasil, muitos não conseguem validar seus diplomas e encontram dificuldades em se colocar no mercado de trabalho. Os dados são apresentados no documentário “Realidades reveladas imigrantes haitianos no Brasil”, dirigido pela professora de Sociologia do Câmpus Gaspar Giane de Carvalho e produzido pelo aluno João Marcos Machado, do técnico integrado em Química, a partir de um projeto de extensão aprovado pelo edital Aproex 01/2016.

Leia mais...
 
Inscrições abertas para o programa Mulheres Sim

Estão abertas, até o dia 7 de julho, as inscrições para o Programa Mulheres Sim, que promove cursos para mulheres maiores de 15 anos e em situação de vulnerabilidade social. Há 30 vagas para o Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para o curso de Geração de Renda, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino. As inscrições são feitas no próprio câmpus, onde a interessada deve procurar a coordenadora local do programa e ter em mãos o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). A inscrição é gratuita, assim como a participação no curso.

Leia mais...
 
Inscrições abertas para transferência e retorno

Estão abertas, até 14 de julho, as inscrições para os processos de transferências interna e externa e retorno para cursos técnicos e de graduação do IFSC. São 1.509 vagas em 16 cidades do estado, sendo que para o Câmpus Gaspar são 120 vagas para cursos técnicos e superiores.

Leia mais...
 
Divulgados os selecionados para atuar em projeto de pesquisa

O projeto “Pesquisa Estatística referente à inclusão de surdos no município de Gaspar” do Câmpus divulga os alunos selecionados para atuar como bolsistas: Gustavo Egmon Theisa, Natacha Novaes Borges Georg e Yasmim da Silva Gonçalves.

Leia mais...
 
Parceria entre o Câmpus e a UEL viabiliza o desenvolvimento de site sobre envelhecimento

Como parte das ações de curricularização da extensão, alunos da terceira fase do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Gaspar estão desenvolvendo um site sobre envelhecimento ativo para o Centro de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A atividade faz parte das ações do projeto de extensão envelhecimento ativo do Câmpus Gaspar. “Eu faço parte de um grupo de estudos sobre envelhecimento da UEL, por conta do doutorado, e trouxe esta demanda para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Gaspar. A partir de um termo de cooperação entre o IFSC e a UEL, os alunos de Análise começaram a se dedicar ao desenvolvimento do site na disciplina de programação e a ação faz parte das atividades de curricularização da extensão", explica o professor Anderson Honorato.

Leia mais...
 
Professora do Câmpus Gaspar fala sobre os 20 anos da publicação da saga Harry Potter em entrevista na rádio da UFMG

A publicação “Harry Potter e a pedra filosofal” completou 20 anos neste dia 26 de junho e a data foi bastante celebrada. O programa “Universo literário” da rádio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) da última segunda-feira foi dedicado a saga Harry Potter e para falar sobre o tema, eles convidaram a professora do Câmpus Gaspar, Caroline Rauta. Doutora em estudos da tradução, Caroline estudou os livros de Harry Potter tanto no mestrado quanto no doutorado.

Leia mais...
 
Livro reúne relatos de experiências de ensino de Espanhol em institutos federais

A professora Luiziane da Silva, do Câmpus Gaspar, é uma das autoras do livro “Ensino de Espanhol nos institutos federais: cenário nacional e experiências didáticas” organizado pelo professor Antônio Ferreira da Silva Júnior do Cefet/RJ. Ela escreveu um capítulo traçando um panorama sobre o ensino de Espanhol no Instituto. “No capítulo "O Espanhol no Instituto Federal de Santa de Catarina na atualidade", eu faço um levantamento de como tem sido o ensino de Espanhol na rede. O IFSC conta atualmente com 21 professores de Espanhol e a maior área de atuação deles é em cursos integrados até por conta da lei nº 11.161 que tornava obrigatório o ensino de Espanhol no Ensino Médio. Para escrever sobre o IFSC contei com a colaboração de alguns professores como da Daniela Carrelas, que foi uma das primeiras professoras de Espanhol do IFSC.”

Leia mais...
 
Projeto de pesquisa seleciona bolsistas

O projeto “Pesquisa Estatística referente à inclusão de surdos no município de Gaspar” do Câmpus seleciona três bolsistas. Podem se inscrever para as vagas, alunos regularmente matriculados no câmpus Gaspar que tenham Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) ativo. As inscrições devem ser realizadas até esta quinta-feira (29) às 11h através deste link.

Leia mais...
 
Oficinas e palestras marcam a Semana da Química do Câmpus Gaspar

No mês de junho se comemora o Dia do Químico e para celebrar a data, o Câmpus Gaspar promoveu uma série de oficinas e palestras na Semana da Química, realizada de 19 a 23 de junho. O presidente do Conselho Regional de Química da 13ª Região, Nivaldo Kuhnen, falou das atribuições do profissional de Química, e Hélio dos Santos, do Centro de Operações do Sistema de Alerta de Enchentes de Blumenau, do trabalho para previsão de enchentes no Vale do Itajaí. Teve ainda mesa-redonda sobre “Ciência ou religião?” com os professores do IFSC Bruno Menezes (câmpus Gaspar) e Marcelo Schappo (câmpus São José) e o professor Fernando Schaeffer da Udesc, palestra sobre o uso de nanopartículas no tratamento do câncer e sobre astronomia e sistema solar.

Leia mais...
 
Publicado gabarito oficial do Vestibular 2017.2

Já está disponível na Página de Ingresso do IFSC os gabaritos da prova do Vestibular 2017.2 realizado neste domingo (25).


Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.